Posicionamento dos Elementos
Nosso tabuleiro de Odisseia foi configurado para melhorar a organização e o gerenciamento dos recursos e informações durante a partida. De acordo com o gráfico abaixo, o posicionamento de cada elemento é:

A) Controle de Vida e Atributos: Espaços dedicados ao controle dos pontos de vida do Campeão e aos valores atuais de seus atributos.
​
B) Fonte de Mana: Local onde ficam suas Manas, o recurso principal utilizado para executar ações durante a partida.
​
C) Cova: É a “Pilha de Descarte” do jogo. Aqui permanecem as cartas que foram derrotadas, destruídas, descartadas ou crestadas (enviadas diretamente do baralho para a Cova).
​
D) Etéreo: Localizado abaixo da Cova. O Espaço Etéreo é onde ficam as cartas que foram exiladas do jogo por efeitos de outras cartas. Quando uma carta é enviada ao Etéreo e posteriormente retorna ao jogo, ela deve manter todas as condições anteriores, incluindo marcadores de dano e gasto de energia que possuía ao deixar o campo ou inventário.
​
E) Loot: Espaço destinado às cartas que foram jogadas ao Loot, seja por terem sido largadas por personagens ou colocadas ali por efeitos de outras cartas (veja mais em “Pilhar”).
​
1) Zona de Campo: Área onde são posicionados os seus personagens, como o Campeão, Aliados e Estruturas.
​
2) Zonas de Campo Bloqueadas: Funcionam como a Zona de Campo padrão, mas só podem ser utilizadas caso alguma carta de Cenário desbloqueie esses espaços.
​
3) Inventário de Aliados / Espaço da Subclasse do Campeão: Em Odisseia, seus Aliados também podem ser equipados com armas, escudos, equipamentos ou itens, além de aliados com mecânicas especiais que são colocados no inventário.
| Cada aliado pode ter apenas 1 carta nesse espaço. Já o Campeão, utiliza este espaço para posicionar sua Subclasse escolhida.
​4) Zona de Estruturas: Aqui são posicionadas as cartas de Estruturas, elas ficam "por cima" das cartas de personagem, as vezes os ocultando, ou não. Consulte a página de detalhes das cartas para entender melhor seu funcionamento.
​
5) Posição do Baralho Principal: Aqui deve ser colocado o seu baralho principal, composto por 30 a 50 cartas, conforme as regras de montagem.
​
6) Posição da Reserva e do Grimório: Espaço onde ficam suas cartas de Perícia, cartas Épicas e as cartas escolhidas para compor sua Reserva. Também é aqui que você pode deixar cartas de Mana geradas por outras cartas, como Mana Vigorosa, Mana Evocada ou Mana Etérea.
7) Perícias Aprendidas: Local onde você posiciona suas Perícias Iniciais e todas as que for aprendendo ao longo da partida com o seu Campeão.
8) Espaço do Cenário: Neste espaço são colocadas as cartas de Cenário.
​
9) Inventário do Campeão: Espaço reservado para equipar seu Campeão com armas, escudos, equipamentos, itens, montarias ou mascotes.
​
| O limite é de 7 cartas neste espaço.​​
Preparação
Para jogar Odisseia, você precisará ter à sua disposição os seguintes elementos:
​
• 1 Carta de Campeão;
• 1 ou mais Cartas de Subclasse;
• 3 cartas de Mana;
• Baralho principal: composto com no mínimo 40 cartas, e máximo de 50 cartas;
• Baralho Reserva (opcional) e Grimório (conjunto de perícias - obrigatório ao menos 2 perícias para iniciar partida): ambos compostos com no máximo 10 cartas cada - épicas, manas extras e fichas não contam no limite destes baralhos.
• Um conjunto de dados ou marcadores para acompanhar os atributos do seu Campeão.
Antes de iniciar a partida
Uma vez que você tenha preparado seu baralho, reserva, grimório e escolhido seu Campeão e Subclasse, você está pronto para jogar Odisseia!
​
• Preparação da Partida:
-
Posicione as cartas no tabuleiro conforme indicado no início desta página.
-
Coloque o marcador de vida em 30 pontos (vida inicial de todos os Campeões).

3. Posicione o Campeão escolhido para jogar com a face virada para baixo, na posição central de seu campo.

Iniciando a partida
Após ambos os jogadores posicionarem seu campeão, ambos os jogadores devem, ao mesmo tempo, revelar seus respectivos campeões.

Após isto, ambos os jogadores escolhem qual subclasse querem utilizar contra o adversário, e as posicionam viradas para baixo, por debaixo de seu respectivo campeão.
​
Ambos revelam a escolha da subclasse juntos.

Após concluir estas etapas. Ambos os jogadores devem definir uma forma justa e aleatória de qual jogador será o jogador inicial. É importante ressaltar que, o jogador que iniciar a partida, não poderá, apenas em seu primeiro turno, utilizar a ação de "Gerar Mana" durante sua Etapa Técnica.
​
Além disso, nenhum jogador, durante toda a primeira rodada, poderá interagir com os demais jogadores. Qualquer ação, perícia ou similar que exija uma interação, não surtirá efeito.
​​
​
​
Agora é hora de sacar sua mão inicial (adicione a sua mão 7 cartas do topo de seu baralho, após tê-lo previamente embaralhado - é também de bom grado, deixar seu oponente "cortar" seu baralho).
​
Neste momento, você, na ordem que quiser:
​
1. Realizar o Mulligan: Você pode, uma única vez durante esta etapa, devolver um número qualquer de cartas da sua mão inicial para o fundo do baralho, e sacar a mesma quantidade - após isso, embaralhe seu baralho.
​
2. Definir seus valores de atributo iniciais: Você deve distribuir os valores "2", "1", "1" e "0" entre os quatro atributos de seu campeão (Força, Destreza, Inteligência e Arcano).


3. Escolher suas perícias iniciais: Com base na escolha dos valores de seus atributos iniciais, você deve escolher duas perícias de seu Grimório, que sejam compatíveis com a classe do campeão que você esteja jogando, exemplo:​
​



Neste exemplo: Supondo que estamos jogando com o Campeão Voghr, e que posicionamos os valores de atributo iniciais em:
Força : 2 / Destreza : 1 / Inteligência : 0 / Arcano : 1
​
Sendo assim, podemos iniciar com as perícias Grito de Guerra (Requisito de 1 de Destreza = OK) e Repelir (Requisito de 2 de Força = OK)
As perícias iniciais são escolhidas também com face para baixo, e reveladas ao início da partida, ao mesmo tempo por ambos os jogadores.
​
No momento em que as perícias são reveladas, a partida começa!​